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%0 Conference Proceedings
%4 sid.inpe.br/mtc-m18/2014/11.04.17.11
%2 sid.inpe.br/mtc-m18/2014/11.04.17.11.14
%T Otimização da alocação de experimentos em veículos de sondagem utilizando inteligência computacional
%D 2014
%A Figueiredo, Elder,
%A Guimarães, Lamartine Nogueira Frutuoso,
%@affiliation
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%E Santiago Júnior, Valdivino Alexandre de,
%E Ferreira, Karine Reis,
%B Workshop dos Cursos de Computação Aplicada do INPE, 14 (WORCAP).
%C São José dos Campos
%8 12-13 nov. 2014
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%J São José dos Campos
%S Resumos
%1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%K inteligência computacional, veículos de sondagem, alocação de experimentos, algoritmo genético.
%X A pesquisa espacial permite à comunidade científica entender os fenômenos terrestres ocorridos após a camada da troposfera. A coleta e análise de dados nestas camadas da Terra são realizadas através de sensores e experimentos lançados ao espaço utilizando foguetes de sondagem. Para o sucesso da missão é necessário que o processo de lançamento seja eficiente e seguro. A alocação de experimentos na carga útil do veículo é inerente ao comportamento do voo e a sua trajetória. Nesta alocação dois parâmetros de configuração do veículo devem ser garantidos numa análise em três dimensões. O primeiro parâmetro corresponde ao balanceamento de cada plataforma, no qual é verificado seu centro de massa, e este deve coincidir com o centro da plataforma circular. O segundo parâmetro é a margem estática do veículo, obtida da diferença do centro de pressão do veículo e o centro de gravidade total do veículo, isto é, considerando os foguetes propulsores e a carga útil. Sistemas inteligentes podem determinar as melhores configurações para alocação dos experimentos garantindo a segurança e trajetória do veículo de sondagem.
%@language pt
%3 worcap2014_submission_32.pdf


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